A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que não há registro de casos de meningite no município. O alerta emitido pelo Estado refere-se a ocorrências em cidades da 3ª Região de Saúde, sendo Pelotas a mais próxima, com três casos confirmados do sorotipo Y.
Em Bagé, não há casos confirmados nem em investigação, conforme destaca a coordenadora de Imunizações, Diná Santos: “Hoje, o município mais perto de nós que registrou casos foi Pelotas. Em Bagé, não temos nenhum caso, nem suspeito e nem confirmado. Toda a população pode ficar tranquila, mas é fundamental manter a caderneta de vacinação em dia”.
Segundo Diná, a vacina contra a meningite está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacinação. O esquema contempla três etapas: duas doses da meningocócica C aos 3 e 5 meses, reforço com a ACWY no primeiro ano de vida e nova aplicação entre 11 e 14 anos.
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, reforça que a vacinação é a principal forma de proteção: “A meningite é uma doença grave, mas prevenível. Por isso, a melhor forma de proteção continua sendo a vacinação. A Prefeitura de Bagé orienta que pais e responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização das crianças, adolescentes e demais públicos conforme a faixa etária recomendada”, disse.
Multivacinação
Durante este mês, o Ministério da Saúde realiza em todo o país a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos. Em Bagé, a ação ocorre de 6 a 31 de outubro em todas as unidades da Estratégia Saúde da Família.
No dia 18 de outubro, será promovido o “Dia D”, com todas as UBSs abertas das 10h às 17h, sem fechar ao meio dia, além da presença da unidade móvel de vacinação na Praça Silveira Martins (Coreto). O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e resgatar crianças e adolescentes com doses em atraso.