Na manhã desta sexta-feira (04/07), na sede da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), ocorreu o ato de entrega de quatro câmaras frias que reforçarão a estrutura de armazenamento de vacinas no município. Participaram do ato a secretária municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Terezinha Ricaldone; o diretor do Fundo Municipal de Saúde, Girley Dutra; a chefe de gabinete Letícia Bruni; o coordenador de Enfermagem Antonio Soares, além da coordenadora da 7ª CRS, Cláudia Souza, e a enfermeira responsável pelas imunizações na região, Lívia Rolim.
A secretária Terezinha Ricaldone destacou a relevância da parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde, na doação dos equipamentos. “Quero ressaltar a importância da parceria do Estado neste recebimento de quatro câmaras frias por parte do Município, na doação da Secretaria Estadual de Saúde. Porque nós estávamos muito necessitados. Estas câmaras são fundamentais para a conservação das vacinas no município, e nós estávamos com um déficit bem importante. Essas quatro câmaras vão ajudar muito na conservação e manutenção das vacinas”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, Terezinha Ricaldone.
De acordo com a coordenadora municipal de Imunizações, Dina Maria dos Santos, os novos equipamentos atenderão três Unidades Básicas de Saúde que são referência pelo número de população cadastrada — Arvorezinha, CAIC e Castro Alves — além da Central Municipal de Imunizações", destacou.
Para a coordenação da 7ª CRS: “A 7ª Coordenadoria Regional de Saúde é uma apoiadora dos municípios, principalmente nas etapas da vacinação. A cedência dessas câmaras frias qualifica a rede municipal e a vacinação segura. A qualificação da rede de frio envolve garantir que todas as etapas de armazenamento, transporte e distribuição de imunobiológicos, como vacinas, soros e imunoglobulinas, mantenham a temperatura adequada e as condições ideais para preservar sua potência e eficácia”, afirmou a coordenadora da 7ª CRS, Cláudia Souza.