Há três anos os professores da rede municipal de ensino não recebiam reajuste
Frente a centenas de pessoas, especialmente professores da rede municipal, o prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, anunciou aumento salarial de 6,27% para o magistério. A notícia foi recebida com festa e muito euforia no largo do centro administrativo, onde ocorreu o anúncio e o evento.
O valor acompanha o índice de reajuste anual do piso nacional do magistério, divulgado em janeiro pelo Governo Federal. O anúncio foi feito durante o evento de abertura do ano letivo, realizado na noite desta sexta-feira (14).
“Não sei até que ponto teremos recursos para avançar, mas vamos trabalhar e vamos buscar avançar ainda mais, junto ao Governo do Estado, e principalmente junto ao presidente Lula, para que Bagé volte a ter na educação a sua marca principal”, afirmou o prefeito Mainardi.
O último reajuste salarial que os professores municipais tiveram em Bagé foi no ano de 2022. Naquele ano, o aumento foi de 8,54%, sendo que o reajuste do piso nacional do magistério chegou a 33,24%. “Esse anúncio é o verdadeiro significado do novo tempo na educação, proposto pelo Governo Municipal. A educação ela é primordial, não existe valorização de nenhum profissional se não houver valorização do professor, porque todos os profissionais passam pela mão de um professor”, salientou a secretária municipal de educação, Cáren Castencio.
O piso nacional do magistério foi instituído por lei federal de 2008. Sendo paga pelo município do ano de 2009 até 2019. “Os professores da rede municipal de ensino de Bagé deixaram de receber o piso do magistério no ano de 2020, durante a pandemia da Covid-19. Em 2020 foi feito apenas um reajuste geral para os servidores em cerca de 4%. Em 2020, o reajuste nacional do piso do magistério foi calculado em 12,84%. Em 2021 não teve reajuste nacional, devido à pandemia. No município também não houve nenhum reajuste. Em 2022, o reajuste nacional foi de 33,24%, mas o município concedeu aumento de somente 8,54%. Em 2024, o reajuste nacional foi de 4,77% e, novamente, o município não repassou o reajuste aos professores municipais”, relembrou Cáren Castencio.
A rede municipal de ensino de Bagé conta com 1038 professores ativos, 699 inativos e 69 pensionistas. A partir deste ano, a Prefeitura de Bagé deve acompanhar os reajustes anuais, indicados pelo Ministério da Educação, para o pagamento dos professores.