A elaboração de uma cooperação cultural e turística bi-nacional, entre Brasil e Uruguai, começa a ser feita hoje entre a Prefeitura de Bagé, representada pelo vice-prefeito Beto Alagia e secretários, e representantes da cultura e turismo do Uruguai. Reunidos no Centro Unitec, em Rocha, os representantes dos dois países vão debater propostas e apresentar experiências na área.
Bagé foi reconhecida recentemente pelo Ministério do Turismo como “destino turístico” passando a integrar o painel de categorização nacional.
Os diretores de turismo uruguaio, Robert Caballero, e da Cultura, Fernando Abreu, apresentam hoje as experiências desenvolvidas em Rocha e de outras áreas temáticas como a Ruta Jesuítica, ganado criollo, Vaquería del Mar, Recreación del Éxodo, Batalla de India Muerta, Creación de Museo Rancho de Piani, Rutas Unesco e trabalho com mercociudades.
Também será apresentado o projeto do Forte de Santa Tecla, de Bagé. Os representantes do Brasil e Uruguai vão analisar a possibilidade de parceria de uma rota de turismo e cultura entre Rocha e Bagé.