Mudança de local facilitou ampliação de atendimentos à comunidade
Com 24 anos de atuação pela Prefeitura de Bagé, o Serviço de Fisioterapia tem apresentado um crescimento contínuo desde a sua criação durante a primeira gestão do governo Luiz Fernando Mainardi, em 2001. Agora, em 2025, a lotação do serviço para um prédio em que funcionasse o Centro de Fisioterapia permitiu novas perspectivas de ampliação dessa importante atividade para a saúde dos bageenses.
A coordenadora geral do espaço, Miriam Solange Hubert, destaca que a mudança para o prédio do antigo Mercado Público reflete em um serviço mais qualificado para os pacientes de Bagé. “Por anos, o Serviço de Fisioterapia de Bagé funcionou em prédios alugados. Em março deste ano, a Secretaria de Saúde, por meio do Governo Municipal, disponibilizou prédio próprio e que tem fácil localização para toda a população”, afirma Miriam Solange.
A coordenadora acrescenta que há um crescimento no atendimento fisioterápico, chegando a mais de seis (6) mil atendimentos de janeiro a maio deste ano. “Com essa mudança, devido ao aumento do número de salas para atendimentos individuais, e salas maiores para atendimentos em grupo, conseguimos ampliar o número de fisioterapeutas da rede e, consequentemente, diminuir a fila de espera aumentando o número de atendimentos realizados”, detalha Miriam Solange.
Conforme o prefeito Luiz Fernando Mainardi, o serviço de fisioterapia já era uma demanda em seu primeiro mandato, “E conseguimos torná-lo uma realidade. É muito gratificante hoje poder ampliar os atendimentos e a estrutura da fisioterapia em Bagé. Sem dúvida esse serviço é uma referência”, ressalta o chefe do Executivo municipal.
Estrutura proporciona serviço qualificado
A melhora no espaço também se destaca, segundo ela, ao fato de ser possível acrescentar ao serviço, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Essas práticas são importantes porque previnem doenças; promovem a saúde e a recuperação do bem-estar, integrando-se à Medicina convencional no Sistema Único de Saúde (SUS). “Neste novo espaço também conseguimos desenvolver novos projetos, como o que está sendo realizado com o Grupo Fibro em Movimento, destinado aos portadores de fibromialgia”, acrescenta Miriam Solange.
O prédio do antigo Mercado Público proporciona essa qualificação no serviço para a população visto que conta com 10 salas para atendimentos individualizados; sala de atendimento em grupo; sala ampla para atendimento de cinesioterapia; recepção; banheiros masculino e feminino; além de um banheiro com acessibilidade.
Miriam Solange também ressalta que o Serviço de Fisioterapia oferecido pelo Município conta com aparelhagem de eletroterapia, cinesioterapia e as salas individuais estão equipadas com macas e tatames. “O Serviço conta com uma equipe de profissionais capacitados e sempre empenhados em desenvolver um trabalho de excelência, proporcionando atendimento qualificado para a população do município”, reitera.
Como funciona o serviço
A coordenadora geral comenta que ao chegar ao centro, com o encaminhamento para o tratamento fisioterapêutico, o paciente realiza seu agendamento permanecendo em fila de espera, até ser chamado para o atendimento. “No primeiro momento é realizada a avaliação fisioterapêutica detalhada, onde o fisioterapeuta elabora o plano de tratamento. As sessões são individuais e humanizadas realizadas de acordo com a necessidade de cada paciente. Cada sessão tem duração média de 50 minutos a uma hora”, informa.