O município recebeu a visita técnica de representantes do Ministério da Educação e Ministério do Esporte
Nesta quinta-feira (14), o prefeito de Bagé e a secretária municipal de Educação, Cáren Castencio, receberam representantes do Ministério da Educação e do Ministério do Esporte. O objetivo da visita foi conhecer a escola municipal de ensino fundamental São Pedro, instituição em que foi implementado o modelo de ensino em tempo integral em Bagé. O Ginásio do Militão também foi visitado pela comitiva.
A Coordenadora-Geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação, Raquel Franzim, e a Coordenadora Geral de Políticas de Esporte Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ana Elenara Pintos (que atuou como Secretária Municipal de Esporte e Lazer de Bagé, de 2003 a 2010), tiveram uma reunião no gabinete do prefeito e, sem seguida, se dirigiram à EMEF São Pedro. Após conhecer toda a estrutura da escola e conversar com os professores, a representante do MEC avaliou como positiva a aplicação do modelo de ensino em tempo integral no município.
“Para nós do Governo Federal é importante acompanhar e escutar os municípios. Entender o que eles ainda enfrentam de desafios, que apoios financeiros e técnicos eles precisam para melhorar a política pública em suas localidades. No município de Bagé é perceptível o compromisso desta gestão em aprimorar, qualificar a oferta de tempo integral na escola São Pedro e na política do município. Identificar que a escola tem potencial de atender mais crianças, mas com currículo também mais atrativo, mais diversificado. Outra percepção positiva minha é sobre o engajamento dos professores, porque o tempo integral precisa do engajamento de toda a comunidade escolar. Para isso, os professores e professoras são agentes fundamentais”, avaliou Franzim.
O Programa Escola em Tempo Integral foi instituído pela Lei nº 14.640, de julho de 2023, e estabelece assistência técnica e financeira para fomentar a criação de matrículas escolares na educação básica em tempo integral e em todas as redes e sistemas de ensino. Atualmente, mais de 87% dos municípios brasileiros já implementaram o modelo de ensino em parte de suas escolas. Desde que foi sancionada a Lei, o Governo Federal já transferiu mais de R$ 4 bilhões para a implementação do Programa nas cidades brasileiras.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi afirma que o turno integral é um modelo reconhecido e adotado pelos países que têm os melhores índices de educação do mundo. "A proposta do Governo Federal em ampliar esse modelo é muito positiva, e aqui em Bagé, queremos ser pioneiros nessa expansão", destacou.
Após conhecer a estrutura da escola São Pedro, as duas representantes do Governo Federal também estiveram no Ginásio do Militão. O local pode ser utilizado para a ampliação das atividades esportivas e educacionais do ensino em tempo integral.
“Poder retornar e ver o esforço que Bagé está fazendo, através do Mainardi e do seu secretariado, para garantir uma qualidade de vida melhor para a população e não pensar somente em infraestrutura, mas a partir dela, tentar revitalizar e poder proporcionar acesso das pessoas à educação, à saúde, ao esporte e ao lazer é muito gratificante. E percebemos que é super possível o município ampliar o programa de ensino em turno integral, porque o município tem como atingir a meta, já tem um número significativo de matrículas. Após essas visitas, vamos sentar e conversar e verificar o que falta para qualificar ainda mais o trabalho que está sendo executado aqui”, avaliou Ana Elenara Pintos.
A secretária municipal de Educação e Formação Profissional, Cáren Castencio, aborda a necessidade de ampliar o modelo de ensino no município. “Pela primeira vez a gente está recebendo a visita do Ministério da Educação em um programa tão importante que é o Programa de Educação em Tempo Integral. As representantes dos Ministérios da Educação e Esporte ficaram bem satisfeitas, mas a gente tem muita meta a cumprir para que o Programa se efetive no nosso município e a gente consiga ampliar o ensino em tempo integral na rede municipal”, finalizou.