O município de Bagé recebeu, nos dias 29 e 30 de julho, a visita técnica da Equipe Nacional de Validação (ENV) do Ministério da Saúde, como parte do processo de recertificação da eliminação da transmissão vertical (de mãe para filho) do HIV, da sífilis e da hepatite B.
A ação é coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS) e a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência (SMS). De acordo com a coordenadora da 7ª CRS, Cláudia Souza, a última certificação foi realizada em 2022. No ano de 2025 estão sendo avaliados os dados e indicadores de Bagé referentes aos índices dos anos de 2022 e 2023, que compõem este processo de Recertificação Nacional de 2025.
Na terça-feira (29), a equipe realizou alinhamentos técnicos com os grupos de trabalho da Secretaria de Saúde e da 7ª CRS no Salão de Atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) durante a manhã. À tarde, visitaram a UBS Camilo Gomes, referência em atendimento materno-infantil, o Laboratório Municipal e o Centro de Referência em Saúde UBS/ESF Arvorezinha.
Já na quarta-feira (30), a comitiva esteve em visita técnica pela manhã nas Unidades Básicas de Saúde São Martins e no Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (SAIS), à tarde, no Hospital Santa Casa de Caridade de Bagé.
Segundo Cristiano Francisco, integrante da ENV, “o retorno do relatório técnico da Equipe Nacional de Validação do Ministério da Saúde será apresentado a uma comissão nacional. Ainda não temos a data de divulgação dessa devolutiva”, destacou.
Para o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, o momento representa um marco para a saúde pública de Bagé.
“A presença da Equipe Nacional de Validação aqui em Bagé é o reconhecimento do trabalho integrado da nossa rede. Hoje, contamos com 23 Unidades Básicas de Saúde, incluindo uma UBS móvel que atende a comunidade Quilombola da Coxilha das Flores, além de 27 equipes de Estratégia da Saúde da Família e 127 agentes comunitários atuando em ações de promoção, prevenção e busca ativa. Esse processo de certificação reforça nosso compromisso com a vida e com o cuidado qualificado às gestantes, puérperas e recém-nascidos”, afirmou o secretário.