No último dia 11 de fevereiro, o Secretário Municipal de Cultura, Zeca Brito, participou do I Seminário Internacional de Cinema e Turismo do Uruguai (SICTU). O evento ocorreu dentro da programação do 28° Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, consolidando-se como um marco na articulação estratégica entre os setores audiovisual e turístico.
O seminário aconteceu na Casapueblo, localizada em Punta Ballena, próximo a Punta del Este no Uruguai, icônico espaço da memória e da arte uruguaia criada pelo artista plástico Carlos Páez Vilaró a partir de 1958.
Como convidado internacional, o Secretário Municipal de Cultura compartilhou experiências vinculadas ao fortalecimento cultural territorial e à integração regional por meio do audiovisual. “Este espaço de intercâmbio cultural nos possibilitou apresentar Bagé como um destino cinematográfico e turístico. Além da proximidade geográfica, temos condições reais de cooperação com Uruguai através de nossos talentos, e podemos compartilhar oportunidades na medida que trabalharmos em sintonia”, destacou.
O I Seminário Internacional de Cinema e Turismo do Uruguai deixou proposta uma agenda de trabalho orientada a consolidar este espaço de intercâmbio em futuras edições, promovendo a cooperação entre instituições públicas, setor privado e academia. A instância estabeleceu as bases para o desenvolvimento de estratégias conjuntas que posicionem o Uruguai como um território integrado de produção audiovisual e destino turístico cultural, fortalecendo sua projeção no âmbito regional e internacional.
A iniciativa organizada pela Área Audiovisual do Polo Educativo Tecnológico Arrayanes da Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), juntamente com o Este Audiovisual - comunidade de produtores, diretores, realizadores y formadores acadêmicos do leste do Uruguai, contou com o apoio do Ministério da Indústria, Energia e Mineração do país vizinho, bem como com a Declaração de Interesse da Intendência de Maldonado.
O Seminário constituiu uma oportunidade inédita para projetar a articulação de dois setores estratégicos para o desenvolvimento nacional e regional, consolidando um espaço de referência para o intercâmbio acadêmico, cultural e produtivo.