A Prefeitura de Bagé realizou, nesta segunda-feira (02), uma reunião com os coordenadores dos postos de saúde do município para dar início a um processo de qualificação do atendimento à população. A iniciativa é conduzida pelo prefeito em exercício, Beto Alagia, com apoio da Escola Municipal de Administração Pública (EMAP).
Durante o encontro, foi apresentada a proposta de elaboração de dois instrumentos de avaliação. Um deles será direcionado às equipes técnicas das unidades de saúde e o outro voltado à população usuária do serviço, com o objetivo de avaliar a qualidade do atendimento prestado nos postos.
“Vamos construir uma relação mais eficiente”, destacou Alagia, ao enfatizar a importância de alinhar a atuação dos gestores às expectativas da sociedade. A EMAP ficará responsável por sistematizar os dados coletados a partir dos questionários e, com base nessas informações, estruturar um processo de capacitação dos profissionais da rede.
Segundo o prefeito em exercício, os instrumentos de escuta serão fundamentais para identificar fragilidades no atendimento e orientar melhorias. Além disso, será organizado um fluxo específico para encaminhamento das demandas de infraestrutura dos postos de saúde. “Precisamos garantir um padrão de bom atendimento à população na área da saúde, que começa no acolhimento das pessoas em um momento de fragilidade”, concluiu.