Neste mês de janeiro, a Prefeitura de Bagé renovou convênios que mantém com entidades municipais, entre elas a Casa do Idoso Vicente de Paulo, mais conhecida como Casa Dia. No caso da instituição, que atende idosos nos períodos da manhã e à tarde, com foco na qualificação da vida de seus assistidos, foram renovados dois convênios, um pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso (Smasi) e o outro com a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência.
O convênio com o Executivo municipal têm como valores, pela Smasi, um repasse mensal de R$4.500,00. Já pela Secretaria de Saúde o valor mensal é de R$5.600,00.
A vice-presidente da Sociedade Espírita Vicente de Paulo e coordenadora da área de Assistência Social da instituição, Cláudia Irizaga, informa que na instituição são oportunizadas atividades de fisioterapia diária aos idosos, entre outras. “Nós temos parceria com a Unipampa, com projetos para estimulação cognitiva e todas as ações realizadas têm como foco o resgate da autonomia de nossos assistidos, valorizando a dignidade de cada um deles”, detalha a dirigente.
A dirigente explica que, por ter como mantenedora a Sociedade Espírita Vicente de Paulo, uma instituição filantrópica, a entidade Casa Dia fica impedida de obter fins lucrativos, necessitando assim dos convênios para poder manter funcionários e a própria manutenção do espaço.
“Nós temos um veículo para transporte que busca os idosos em casa pela manhã. Eles chegam à instituição, tomam um café da manhã. Em seguida, são desenvolvidas atividades ao longo desse turno. Após é servido um almoço. À tarde, antes de irem embora, é servido um café com lanche. Também são fornecidas marmitas para eles levarem para casa, para jantarem, isso porque muitos moram sozinhos e às vezes não têm ninguém para preparar algo para eles comerem à noite” detalha Cláudia Irizaga.
Dessa forma, os convênios, segundo a vice-presidente da Sociedade Espírita Vicente de Paulo, são fundamentais para manter a Casa Dia. Ainda segundo a dirigente, a instituição mantém também um convênio com a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional, mas que não envolve repasse de recursos financeiros.
O prefeito em exercício, Beto Alagia, salienta que a renovação de convênios com as entidades assistenciais do Município é um compromisso da gestão. “Renovamos convênios com essas instituições pelo trabalho que desempenham à comunidade bageense. A população é beneficiada com essa parceria que temos com instituições como a Casa Dia”, pontua o representante do Executivo municipal.