Após quase um mês de fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas em Bagé, a Prefeitura de Bagé, por meio da Vigilância Sanitária de Bagé, encerrou a ação. Nesse período, cerca de 50 estabelecimentos comerciais entre bares, restaurantes e mercados foram fiscalizados pelos agentes da Vigilância Sanitária. Nenhuma apreensão de bebida alcoólica adulterada ocorreu.
A ação local ocorreu em consonância com a Nota Técnica DVS/CEVS/SES nº 002/2025, emitida pela Secretaria Estadual da Saúde, que alertava para o risco de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas no país.
Conforme o fiscal sanitário Daniel Teixeira, a fiscalização apontou que, após a visitação em todos esses locais, sem identificação de bebidas adulteradas, a operação de fiscalização foi encerrada. “Abrangemos um bom espectro de estabelecimentos comerciais que vendem esse tipo de produto e não foi identificada nenhuma irregularidade”, complementa.
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, destaca a ação de fiscalização realizada pelos agentes. “Foi um trabalho de grande abrangência que tinha como enfoque identificar possíveis irregularidades nesses produtos, tendo como foco uma ação de proteção à saúde dos munícipes”, reitera Machado.