A vice-presidente da escola de samba Portela, Nilce Fran, cumpre agenda em Bagé neste final de semana e visitou a Prefeitura Municipal nesta sexta-feira (23). O chefe do Executivo, Luiz Fernando Mainardi, e o vice-prefeito, Beto Alagia, receberam Nilce para tratar das atividades previstas durante sua passagem pela cidade e a conexão da história de Bagé com a que a escola levará para a avenida no carnaval deste ano. O secretário de Cultura, Zeca Brito, acompanhou a visita.
A escola de samba Portela levará para a avenida um enredo que trata do mistério do Príncipe de Bará, reforçando a importância de Custódio como símbolo de resistência e ancestralidade. Príncipe Custódio foi figura marcante da história afro-bageense.
Nilce Fran falou sobre a conexão da escola de samba com a história do Príncipe Custódio, que viveu em Bagé em décadas passadas. “Toda essa afrodescendência, toda essa espiritualidade do Rio Grande do Sul, de Bagé, de Porto Alegre e de outros lugares por onde ele passou está sendo, para muitas pessoas, algo esplendoroso e que reúne a história de nossos ancestrais. Será uma honra levar isso para a avenida”, completou.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou a importância da visita. “Hoje tive a alegria de receber em nossa cidade a querida Nilce Fran, vice-presidente da Portela, uma das maiores expressões do samba e da cultura popular do Brasil. Neste ano, a Portela levará para a Marquês de Sapucaí a história do Príncipe Custódio, personagem que viveu em Bagé e que representa uma parte fundamental da nossa memória e da nossa identidade”, afirmou.
Agenda
Na manhã desta sexta-feira, Nilce ministrou uma oficina de passistas no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA) e participou de uma roda de debate na Casa de Cultura Pedro Wayne sobre o legado do Príncipe Custódio. O encontro uniu memória, identidade e conexão com a cultura carioca.
Neste sábado, Nilce será jurada do concurso de escolha da Corte do Carnaval de Bagé, durante o Baile no Tempo das Marchinhas, realizado no Centro Histórico de Santa Thereza e receberá o troféu São Sebastião, que é padroeiro de Bagé, do Rio de Janeiro e da própria escola de samba Portela.