As matrículas e rematrículas devem ser realizadas diretamente nas escolas
A comissão responsável pela avaliação das inscrições para o ano letivo de 2026 da rede pública municipal de ensino de Bagé iniciou, nesta semana, a fase de análise dos cadastros recebidos para novos alunos. Entre os dias 20 de outubro e 7 de novembro, foram 2099 inscrições. O trabalho contempla tanto os aqueles que concorrem a vagas na Educação Infantil e no Tempo Integral quanto a distribuição das turmas para o 1º ano do Ensino Fundamental, de acordo com o número de vagas disponíveis em cada escola.
Os critérios que orientam a prioridade de matrícula na Educação Infantil estabelecem, conforme edital, que terão prioridade crianças vítimas de violência doméstica, acolhidas em abrigos ou famílias substitutas, e aquelas pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Também serão priorizadas crianças com deficiência, filhos de servidores municipais e aquelas cujos responsáveis sejam beneficiários de programas sociais ou chefes de famílias monoparentais. Irmãos matriculados na mesma etapa ou ciclo de ensino na mesma escola também terão preferência, facilitando a rotina familiar. Esses critérios visam atender às legislações vigentes e garantem a transparência e a equidade na oferta de vagas.
O primeiro grupo em análise é o da Educação Infantil para Berçário e Maternal, que recebeu o maior número de inscrições. Foram 860 solicitações. Concomitantemente a isso, os 82 alunos com necessidade de atendimento educacional especializado pré-matriculados são destinados conforme a etapa solicitada.
Em seguida, será definida a distribuição de alunos para a Pré-Escola. Ao todo, 684 requisições de vaga foram cadastradas.
As últimas etapas incluem a destinação dos 293 alunos para o 1º ano do Ensino Fundamental e dos 180 alunos cadastrados para a modalidade de Ensino em Tempo Integral.
Em caso de empate, o sorteio das vagas disponíveis acontecerá em 26 de novembro. A divulgação da lista de contemplados na seleção será a partir do dia 28 de novembro nos canais oficiais da Smed e na página da Prefeitura Municipal de Bagé.
“Temos trabalhado para ampliar as vagas, principalmente no ensino infantil, com a aquisição do prédio da antiga escola Marianinha Lopes, que vai criar cerca de 200 novas vagas no maternal e berçário. Nosso principal propósito para a educação em Bagé é garantir a universalização do ensino infantil e fundamental”, destaca o prefeito Luiz Fernando Mainardi.
Matrículas:
As matrículas devem ser feitas diretamente nas escolas. São dois períodos: para a Educação Infantil (Maternal, Berçário e Pré-Escola), de 8 a 19 de dezembro de 2025 e para o 1º ano do Ensino Fundamental (incluindo Tempo Integral) de 5 a 16 de janeiro de 2026.
Rematrículas:
As rematrículas para os alunos que permanecem na rede acontecem diretamente nas escolas. Os responsáveis serão comunicados pelas equipes diretivas para o comparecimento na escola e atualização dos dados cadastrais.