Com o objetivo de criar um cronograma intensivo de cursos de formação para as equipes das Casas de Acolhimento, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso (Smasi) e a Escola Municipal de Administração Pública (Emap), darão início a uma série de cursos direcionados aos monitores que atuam nas casas.
“Queremos criar um novo sistema de formação, onde a primeira etapa será uma observação no dia a dia das casas, seguido da formação baseada na prática e, depois, será realizado o acompanhamento das novas intervenções”, explicou o secretário Marlon Monteiro.
A coordenadora da Emap, Nádia La Bella, acrescenta que a etapa de observação será realizada pela psicóloga organizacional, Marília Centeno. “Em conjunto com a Smasi pensamos que, neste momento, precisamos de uma formação diferenciada, com base nas situações reais das casas, indo além da teoria”, disse.
O primeiro abrigo que passará pela formação, que terá início no mês de maio, será o Lar dos Irmãos Santo Estevão. Posteriormente, o cronograma seguirá para as demais residências.