O Governo Municipal, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), setor gerido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, realiza o acompanhamento de 22 agroindústrias do município. Durante o mês de março, foram realizadas 25 vistorias e formação de servidores.
As vistorias realizadas pelo SIM envolvem verificações de documentos e licenciamentos; verificações das notas fiscais emitidas pelas empresas; e inspeções sanitárias – para controlar e prevenir a entrada e disseminação de doenças ou agentes patogênicos. “As orientações do Sistema de Inspeção Municipal garantem que essas empresas atendam aos requisitos sanitários e de segurança alimentar exigidos pela legislação vigente, a fim de garantir a qualidade dos produtos alimentícios e proteger a saúde pública. As agroindústrias envolvem a produção de alimentos em pequena escala ou em nível local e precisam de fiscalização para garantir que as normas sejam cumpridas”, salienta a coordenadora do SIM em Bagé, Luana Lederhans.
A equipe de servidores que integram o SIM no município também participaram de uma oficina sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SISBI). O evento foi organizado pelo Consórcio de Desenvolvimento do Pampa (Codepampa) e aconteceu em Alegrete. “Essa oficina foi uma importante etapa do projeto CONSIM, e contou com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, reforçando o compromisso com a padronização e a ampliação da inspeção de produtos de origem animal na região”, comentou Luana.
Nos próximos dias, o SIM de Bagé vai realizar uma reunião para tratar sobre o possível registro de agroindústrias do município no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). Uma das finalidades do SUSAF é conceder autorização de liberação do comércio intermunicipal.