Em janeiro, o vice-prefeito de Bagé, Beto Alagia, começou a gerir a frota de veículos que compõem a Administração pública. Na ocasião, Alagia reiterou a importância da implantação de um sistema de gerenciamento que permitisse o cadastramento dos veículos, bem como possibilitasse o acesso a informações como a quilometragem e as condições gerais de cada um desses equipamentos. “Nós já terminamos esse processo de cadastramento de informações e agora vamos filtrá-las, separando por quilometragem rodada. Por exemplo, carros com quilometragem acima de 100 mil, 200 mil. Dessa forma, esse trabalho está terminando e apresentaremos na Câmara de Vereadores, talvez nesta semana”, informa Alagia.
Segundo o vice-prefeito, já existia um sistema de gestão sobre a frota, mas não era utilizado anteriormente. Com base nessa identificação, o Executivo municipal começou a fazer o controle de abastecimento dos veículos.
Essa ação resultou, nos dois primeiros meses, em uma economia superior a R$ 400 mil. Isso foi obtido, inicialmente, com o controle de abastecimento dos veículos, o que gerou essa economia. “E podemos economizar ainda mais com outros ajustes. Estamos fazendo o trabalho de casa. Demoramos um período para nos apropriarmos das informações, tendo consciência do que temos em nossas mãos para gerir”, ressalta o vice-prefeito.
Alagia complementa que também foi ministrado, para os coordenadores de frotas de todas as pastas, um treinamento com a equipe da empresa DBSeller, responsável pelo sistema de gestão de toda a Prefeitura de Bagé. “Com base nesse treinamento, cada secretaria conta com um servidor que fará a gestão das operações das frotas de sua pasta. A partir desse processo passamos a ter um diário de bordo com checklist da situação do veículo que é encontrado pela manhã. Quando ele retorna à noite, um outro checklist, com informações sobre a utilização do veículo é entregue. A partir disso obtemos controles fundamentais da real utilização dos veículos. Esse processo ainda não está implementado, mas é um gerenciamento que estamos organizando”, detalha Beto Alagia.
O vice-prefeito ressalta ainda que a administração está trabalhando, constantemente, para o conserto dos veículos, visto o estado dos bens que compõem a frota do Executivo. “Estamos nos deparando, cada vez mais, com uma realidade dura, com uma frota sucateada, em que se conserta hoje e logo depois o veículo estraga porque são extremamente desgastados pela falta de manutenção. Dessa forma, estamos trabalhando arduamente para melhorar essa situação”, finaliza o vice-prefeito Beto Alagia.