A Câmara de Vereadores de Bagé foi sede, na noite de terça-feira (16), do lançamento da 7ª Antologia, publicação organizada pela Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed). A Antologia é uma iniciativa do Governo Municipal, na gestão da então secretária de Educação, a deputada Adriana Lara. Atualmente, o titular da pasta, Omar Guilhano, dá continuidade ao projeto que, nesta edição, tem como supervisora de Língua Portuguesa, Magda Gehres.
Ao todo, a sétima edição da Antologia contém 590 textos desenvolvidos por alunos da rede municipal de educação, no Componente Curricular de Língua Portuguesa. São textos produzidos por alunos do 1º Ano, quando o professor atua como escriba, até os estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Os estilos estão de acordo com os gêneros textuais pertinentes em cada ano/série, conforme o Documento Território e a Base Nacional Comum Curricular.
O secretário de Educação Omar Guilhano saudou a publicação da obra. “É um trabalho gigantesco que é feito em cada escola da nossa rede e representa a importância da educação e da literatura para o desenvolvimento de cidadãos”, declarou Guilhano que afirmou que, em breve, ocorrerá o lançamento da oitava edição da Antologia.
Os vereadores Ramão Bogado e Ronaldo Hoesel parabenizaram o trabalho dos alunos. Hoesel frisou: “Tive o prazer de em muitas agendas fora de Bagé levar outras edições da Antologia para apresentar essa experiência qualificada que é realizada pela Secretaria de Educação em nossa cidade”.
Já o assessor de gabinete da reitoria da Unipampa, Eduardo Palmeira, destacou o diferencial de uma ação educacional como a produção da Antologia para a formação de futuros profissionais. “Qualquer profissão, até a mais pomposa, passou por um professor. Quando eu vejo a Antologia chegar à sétima edição, vejo o quanto essa iniciativa é um sucesso. Ela é importante porque faz com que Bagé demonstre todo o potencial de sua educação, com esse incentivo aos jovens pela literatura”, afirmou.
Prefeito destaca importância da obra
O prefeito Divaldo Lara destacou a importância da obra para a gestão em educação realizada pelo governo municipal. “A Antologia é uma de nossas grandes realizações, pois foca no trabalho educacional em sala de aula para fomentar a cultura com as crianças e adolescentes. Essa iniciativa possibilitou levar também a produção dos nossos estudantes a diversos espaços como a Feira do Livro de Porto Alegre”, salientou o chefe do Executivo.
A capa da 7ª Antologia foi criada pelos alunos do Componente Curricular de Arte, a partir de um texto selecionado da obra, com o auxílio da supervisora de Arte da SMED, Rosangela da Silveira.
Nesta edição, o texto que motivou a capa é do aluno Kevin Murilo Da Silva Mello “Primeiro dia que fui pescar com meu pai”, lido na cerimônia de lançamento pela aluna Isabele Porto. A arte da capa é do estudante Otávio Pereira Gonçalves.
Os textos da 7ª Antologia estão divididos em:
63 adivinhas; 1º ano
102 parlendas; 2º ano
93 quadrinhas; 3º ano
53 relatos de experiência; 4º ano
86 fábulas; 5º ano
31 contos maravilhosos; 6º ano
84 poemas; 7º ano
26 crônicas; 8º ano
53 contos de mistério; 9º ano.