Na última quinta-feira (2), a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) realizou o plantio de árvores nativas no Parque da Panela do Candal, espaço público que está retomando suas atividades. O local foi projetado para integrar a cidade ao meio ambiente, promover a conscientização ambiental e incentivar o turismo sustentável.
A ação integra o trabalho conjunto de diversas secretarias para garantir a conservação e o pleno funcionamento do parque. Entre as espécies plantadas estão araçá, pitangueira, cereja-do-mato e pau-ferro, todas nativas da região.
“Esse espaço é um patrimônio da nossa cidade, que une preservação, educação ambiental e lazer para a população. Por isso, nós temos o compromisso de garantir que ele seja um exemplo de integração entre a urbanização e a conservação da biodiversidade”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Milena Hecht.
O coordenador de arborização da Semapa, Sidnei Rocha, explicou que a Panela do Candal está localizada em uma área de preservação permanente, o que exige cuidados específicos. “Estamos falando em uma área de preservação permanente. Por isso, sempre que fazemos arborização, damos preferência às espécies nativas, que ajudam a manter a biodiversidade e a preservar o nosso bioma. Esse cuidado já vem de outras iniciativas, como o transplante de corticeiras-do-banhado trazidas da área da barragem”, finalizou.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi disse que havia notado que o espaço necessitava de mais arborização, e que inclusive a população sugeriu muito isso. "Acho que deixar esse espaço mais verde vai enriquecê-lo ainda mais, foi uma demanda de muita gente e que a Semapa agora vai realizar."