A cidade de Bagé será palco de uma celebração da cultura de rua entre os dias 12 e 16 de novembro, com a realização da Semana do Hip Hop. A programação inclui oficinas escolares, batalhas de rima, apresentações musicais, dança, grafite e intervenções urbanas que prometem envolver estudantes, artistas e o público em geral em uma imersão nas expressões contemporâneas da cultura urbana.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou que o evento reforça a importância de valorizar todas as expressões culturais da cidade. “Bagé tem uma cena cultural diversa, e o Hip Hop faz parte dela. Nosso papel é abrir espaço para que todas as formas de arte possam se manifestar e dialogar com a comunidade”, afirmou.
Para o secretário de Cultura, Zeca Brito, o evento é uma celebração da potência criativa da juventude bageense. “A semana do hip-hop é uma celebração da palavra e do pensamento crítico, nossos artistas relatam sua realidade social com muita poesia e criatividade, é a oportunidade da comunidade conhecer nossos talentos", destaca.
Educação e cultura
As atividades terão início com um foco especial na juventude, levando a cultura Hip Hop para dentro das escolas. Na quarta-feira (12), às 9h, será realizada uma Oficina Escolar na E.E.E.M. Luiz Maria Ferraz - CIEP. Já na quinta-feira (13), às 10h30, a EMEF Professora Creusa Brito Giorgis recebe a oficina.
Na sexta-feira (14), das 14h às 16h, ocorre o evento “Hip Hop nas Ruas e Casa de Cultura”, com participação de artistas e grupos locais.
Competições e atrações
O sábado (15) será dedicado às batalhas e demonstrações de rima, dança e grafite. A Batalha do Brete acontece das 18h às 22h, reunindo MCs, DJs e b-boys da região.
No domingo (16), das 14h às 22h, a programação encerra na Concha Acústica, com apresentações de Isleti, Billy, Jovem CN, Zava, Adriano SP, Nigly, Nasrima e Peres, Zuuks, Martin, Dança, Tarta Akiel, Nega Guedes, Karo e DJ Hyra.
A Semana do Hip Hop é uma realização da AMIMBA e Prefeitura Municipal de Bagé por meio das Secretarias de Educação e Formação Profissional (Smed) e de Cultura (Secult).