Após a tempestade intensa registrada em Bagé na sexta-feira passada (22), as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) começaram na manhã desta segunda-feira (25), os trabalhos de patrolamento em vias atingidas pela elevada precipitação. Os primeiros trabalhos foram de recuperação de vias que ocorreram em bairros como Ivo Ferronato, Malafaia e Ivone.
As ações deverão prosseguir ao longo da semana pelas boas condições climáticas previstas. A precipitação e a ventania também causaram danos para dezenas de residências em Bagé. Ao todo foram realizados 38 atendimentos para colocação de lonas em 18 bairros da cidade. Uma grande mobilização de secretarias do Município, mais a Defesa Civil de Bagé atuaram no rápido atendimento à população.
O secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Edegar Franco, destaca que as solicitações para colocação de lonas ainda são sequência de muitas residências que foram atingidas pela queda de granizo que ocorreu em setembro de 2023. “Pelo que constatamos nesta ação de sexta-feira é de que cerca de 70 a 80% das pessoas que solicitaram ajuda ainda estão sofrendo, mesmo após quase dois anos, com aquela forte intempérie registrada em setembro de 2023. Muitas casas ainda estão com lonas desde àquela época”, afirmou.
Levantamento de áreas de alague
Edegar Franco destaca a necessidade de se fazer um levantamento não só sobre essa questão dessa condição ainda enfrentada em muitas residências que não receberam telhas na gestão passada, mas também a realização de uma monitoria sobre os pontos críticos que, historicamente, alagam em Bagé. “Nossa resposta foi rápida naquela sexta-feira e sábado, graças a uma mobilização feita por diversas frentes do Município. No entanto, isso acaba sendo apenas enxaguar gelo. Precisamos reunir todas as forças municipais para estabelecer uma ação para reduzir cada vez mais esses problemas. Além de recuperarmos as vias que foram danificadas com esses mais de 100 milímetros em apenas um dia, começaremos um trabalho de levantamento completo sobre essa situação”, declara o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.