A construção do novo sistema de galeria subterrânea que interliga às ruas Flores da Cunha e João Teles foi concluída na terça-feira, dia 25. A intervenção começou ainda no final do mês de setembro e consistiu em um trabalho de escavação em ambas as vias para instalação de bueiros de 1,20 metro e construção de novas caixas de drenagem subterrânea.
De acordo com o titular da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Edegar Franco, após a conclusão da obra da galeria será intensificada a recolocação da terra que foi retirada. “Estamos trazendo esse material que levamos para uma área próxima à sede da Secretaria de Assistência Social e faremos a recomposição dessa terra. Também nós devemos, antes de concluir o calçamento, fazer o saneamento pluvial que não tinha naquele local”, detalha o secretário.
Calçamento das ruas
Segundo ele, a pasta iniciou um processo de elaboração de projeto para refazer o calçamento de ambas as ruas com pedras regulares. Franco ressalta que o calçamento precisa ser feito com as pedras regulares por ser uma exigência do patrimônio histórico do Iphae (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul).
Ele explica que para essa ação de calçamento será realizado um processo de contratação de uma empresa terceirizada. Edegar Franco salienta que essa contratação será amparada pelo decreto de emergência, emitido pelo prefeito Luiz Fernando Mainardi, em 20 de junho. O decreto foi emitido quando da ocorrência de chuvas intensas registradas naquele período no município. “O decreto do governo municipal, e homologado pelo Estado, permitirá que possamos intensificar esta obra e contratar a empresa que executará o calçamento”, ressalta o gestor.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou a agilidade da ação, e o empenho das equipes. "Essa obra é mais um problema histórico que o nosso governo está atacando. Além de enfrentar o problema, e não insistir em medidas paliativas, vamos entregar essa obra em tempo recorde. Um grande trabalho das equipes da Prefeitura”, afirma o chefe do Executivo.