A Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio do projeto Caravana da Cultura, está com inscrições abertas para a oficina gratuita de percussão Diversamba, que será realizada a partir de 4 de agosto. As inscrições devem ser feitas presencialmente na Casa de Cultura Pedro Wayne, onde também acontecerão as aulas, que são voltadas para crianças de 6 a 15 anos.
As atividades serão ministradas pelo diretor de bateria Rodrigo Spuk. A oficina terá duas turmas, com encontros semanais sempre às segundas-feiras: das 9h às 11h e das 14h às 16h. As aulas abrangem instrumentos tradicionais de escolas de samba, como repinique, caixa, caixeta, chocalho, os diferentes tipos de surdo, além de pandeiro, cuíca e rebolo.
Conforme o secretário de Cultura, Zeca Brito, a proposta é oferecer um ensino completo de percussão, incluindo exercícios de montagem e desmontagem dos instrumentos, noções de teoria musical, afinação e prática de ritmos afro-brasileiros, especialmente o samba. “O samba é uma das manifestações mais genuínas da cultura brasileira. O conhecimento dos ritmos estimula nosso cérebro, nossa coordenação motora e nossa musicalidade”, afirma.
“Tivemos uma grande participação da comunidade durante o Carnaval, e as oficinas do Diversamba foram pensadas primeiramente para o desenvolvimento musical de crianças, mas também para contribuir para essa aproximação entre Casa de Cultura e a comunidade bajeense”, destaca a diretora da Casa de Cultura, Marcela Meirelles.
O projeto Caravana da Cultura é uma parceria da Secult com a Associação dos Amigos do Imba (Amimba) e busca atender a comunidade com apresentações e oficinas artísticas.
Sobre o professor
Com mais de 20 anos de experiência no carnaval, o professor Rodrigo Spuk é presidente do bloco Tupyguerreiros. Foi mestre de bateria da escola de samba Aliança, além de ter sido integrante da bateria da Escola de Samba Unidos do Bairro Bonito. É ex-diretor de bateria das escolas de Samba Estrela Dalva, Galo Caixeiro e do Carnabloco.