Ocorreu em Porto Alegre, entre os dias 24 e 25, o 19º Seminário da Primeira Infância que conta com a participação de agentes comunitários, trabalhadores e estudantes das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, além de equipes municipais do Programa Infância Melhor (PIM) e do Programa Criança Feliz.
O seminário contou com o tema “Parentalidade positiva como forma de prevenção da violência na primeira infância” e apresentou uma série de atividades para os participantes refletirem sobre diferentes práticas parentais e os seus impactos no desenvolvimento integral infantil.
O Município contou com a representação por quatro servidoras. Pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM) da Secretaria de Saúde, participam a monitora Paula Esmerio e a visitadora Juliana Pereira. Pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso, integram a comitiva, as visitadoras Ani Madruga Vaz e Liziane Vidart Rodrigues.
Segundo o titular da Saúde, Gilson Machado, a presença das servidoras é de grande relevância para a troca de saberes sobre a primeira infância, bem como para a atualização das práticas técnicas de cuidado que fortalecem o trabalho intersetorial.
“O município encontra-se em processo de reorganização da rede de atenção, com o objetivo de reduzir os índices de mortalidade infantil. Nesse contexto, torna-se fundamental investir na qualificação contínua dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado materno-infantil, garantindo práticas cada vez mais eficazes e humanizadas”, destacou o secretário Gilson Machado.
Já o secretário da pasta da Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso, Marlon Monteiro, comentou que a equipe da secretaria, que atua com o Programa Criança Feliz/PIM, está sempre em busca de atualização e informação. “O tema da prevenção da violência na primeira infância é uma pauta que merece toda a atenção. A participação das servidoras da Smasi garante a constante mobilização da secretaria na busca do melhor atendimento possível em todas as frentes de trabalho”, frisou o secretário Marlon Monteiro.