No dia 19, o Governo do Estado decretou emergência em saúde pública cujo foco é prevenir e enfrentar a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em especial em crianças.
A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, tem, segundo a titular da pasta, Terezinha Ricaldone, obedecendo rigidamente a portaria da Secretaria Estadual de Saúde em relação às providências quanto à questão respiratória. “Será instalado o Ambulatório de Doenças Respiratórias, assim como será feito o reforço do pessoal da UPA, a princípio um reforço em pediatra no horário da noite da UPA, ainda um horário a ser definido”, destaca a secretária.
A gestora complementa, ainda, que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas, como frequentemente foram realizadas anteriormente no período de temperaturas mais baixas. “Trabalhamos com todas indicações médicas de testagem para COVID-19, H1N1, ação que já está sendo providenciada; também vão ser tomadas todas as medidas adequadas para o atendimento dos pacientes com doenças respiratórias e o H1N1, com a distribuição do Tamiflu, que é a medicação preconizada, em locais a serem determinados posteriormente”, comenta Terezinha Ricaldone.
A secretária informa ainda que, na próxima semana, será feito um anúncio de campanha para enfrentamento da situação.