Secretária Elidiane Lobato tem 31 anos é coreografa, bailarina, professora de zumba e empresária na cidade de Bagé há mais 10 anos. Ela está desde o dia 1º de janeiro como gestora da pasta do turismo.
Natural da Rainha da Fronteira, Elidiane enfatiza que o principal objetivo é desenvolver o turismo na cidade de Bagé a partir de muito trabalho, dedicação e, principalmente, aglutinando com a comunidade bageense, iniciativas que fortaleçam o setor. “Já estamos tratando com o empresariado local, que atua para o desenvolvimento da economia de nossa Bagé para que, de forma conjunta, possamos fazer com que esse importante segmento cresça”, destaca.
Perguntada sobre o principal desafio que observa para a pasta, Elidiane Lobato ressalta a importância de construir ações, que evidenciem à população bageense sobre os potenciais do turismo local. “Bagé tem uma importância significativa em sua história e cultura. É muito importante trazer à comunidade o convite para envolver-se com o turismo porque, dessa forma, será possível trazer mais pessoas para prestigiar toda essa riqueza”, frisa Elidiane. Ela ainda reforça que as principais visitações de pessoas à cidade se dá pela sua história e pela vocação do município no âmbito rural. “O turismo rural é um dos pontos-chave de Bagé, mas queremos ir além com mais iniciativas”, complementa.
Um dos primeiros projetos que já está sendo trabalhado pela pasta, conforme explica Elidiane, é o de trazer a acessibilidade para dentro do turismo. “Os locais precisam estar acessíveis à população. Muitas vezes perdemos visitantes porque alguns espaços não oferecem essa possibilidade e isso prejudica o turismo”, pondera.
A titular da Setur ressalta que um dos objetivos é desenvolver um projeto que permita ter ações de turismo durante as quatro estações do ano. Contudo, ela pontua que o inverno será um período com foco especial. “Vamos trabalhar muito firme no inverno. Queremos fomentar o turismo receptivo, por isso vamos articular com os hotéis; as vinícolas e demais empreendimentos privados que podem auxiliar a desenvolver o turismo bageense”, complementa.
Elidiane afirma que também receberá uma atenção especial da pasta ao turismo de aventura e ao turismo de esporte, como alternativas para alavancar o segmento e auxiliar no desenvolvimento econômico de Bagé.