Na semana passada, ocorreu um novo mutirão para realização de exames de espirometria. Os exames foram realizados no PAM-I e totalizaram 134 avaliações feitas. A ação é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência (SMS) e tem como foco a redução na fila de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sem ter a necessidade de se deslocar para outra cidade para realizar o exame. As pessoas que fizeram o exame na semana passada já estavam cadastradas para realizá-lo.
A espirometria avalia a função pulmonar dos pacientes com base em sua respiração. É um exame de padrão ouro para doenças como a Doença Pulmonar Crônica.
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, afirma que os mutirões com os exames de espirometria atendem as demandas da rede de cuidado das doenças respiratórias. “Esse é o segundo mutirão que a Secretaria de Saúde está promovendo para reduzir 610 exames que estavam represados. Com esse segundo mutirão, nós conseguimos reduzir em 50% essa demanda”, destaca Machado.
A previsão é de que um novo mutirão ocorra entre os meses de outubro ou novembro.