A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informa que desde ontem (25) ocorre no PAM-1, um mutirão para aplicação de exames de espirometria. O exame permite que se obtenha o diagnóstico da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
Os exames acontecem até o dia 28 de agosto. Os pacientes foram chamados para realização do exame por meio da lista de espera. A expectativa é que sejam realizados de 130 até 150 exames na ação deste mês.
A médica Vanessa Albano Barcellos explica que a espirometria é um exame que possibilita que sejam diagnosticadas doenças pulmonares relacionadas ao cigarro; diagnóstico da asma; monitoramento da fibrose pulmonar, entre outras condições. “Sem a espirometria não conseguimos fazer o acompanhamento somente com sintomas e tomografia. O exame é exigido para identificação de várias doenças. Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado fornece medicamentos especiais para essas doenças que são muitos caros, porém esses medicamentos só são fornecidos mediante a necessidade de apresentação desse exame”, ressalta Vanessa.
Em março já ocorrerá um mutirão de exames de espirometria. O objetivo é reduzir a fila de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sem precisar que os exames sejam feitos em outra cidade.