Em um município cuja vocação econômica está no setor primário, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) é um elo estratégico entre o poder público e produtores e moradores do interior de Bagé.
Conforme o titular da pasta, Edegar Franco, a SDR, além de realizar as ações de sua competência legal, também presta apoio à Seinfra, o que resultou neste período de 100 dias da gestão Luiz Fernando Mainardi, inovação em processos de trabalho e práticas eficientes e com qualidade para a população.
Patrolamento de vias rurais
Com esse foco, uma das principais demandas da população do interior, os trabalhos de patrolamento foram reforçados, com uma série de ações estratégicas para manutenção e conservação de vias rurais. “Fizemos, por exemplo, em fevereiro, trabalhos em corredores da Lixiguana, Toca, Colares e Brasil, além das estradas como Joca Tavares, Produção e Pedra Grande, com atenção frequente. Já locais como Coxilha das Flores, também tivemos uma equipe com foco na regularização do solo e melhoria na trafegabilidade”, detalha Edegar Franco.
O secretário informa que a SDR também reforçou trabalhos de gestão de drenagem e contenção de águas pluviais, como desobstrução de bueiros no Corredor dos Brasil; abertura de valetas no Corredor da Pedreira e Bolena, além de ter sido feitos serviços de desaguadores na Estrada da Serrilhada e Passo da Areia, bem como colocação de cascalho para estabilizar o solo em pontos da Coxilha do Haedo e Corredor da Caneleira.
Patrulha Agrícola e apoio a programas governamentais
No período de 100 dias, a Patrulha Agrícola contabilizou mais de 252 horas de trabalhos com serviços de grade, uso de roçadeira, aradora, semeadura, rotativa, retroescavadeira e scraper.
Edegar Franco destaca que, a partir de fevereiro, a Patrulha Agrícola teve suas atividades integradas ao Serviço de Limpeza Urbana (Seinfra). “Neste cenário, do ponto de vista logístico, para melhor alocar os recursos disponíveis e evitar a ociosidade, a cada semana, quando não ocupados na zona rural, os equipamentos também acabam por ser usados em serviços na zona urbana”, detalha o secretário.
Apenas em fevereiro, mais de 15 localidades, entre área rural e urbana, receberam serviços da Patrulha Agrícola
Edegar Franco informa também que o Serviço de Inspeção Municipal, entre os meses de fevereiro e março, realizou vistorias em diversos estabelecimentos locais, reafirmando o compromisso da pasta com a segurança alimentar e o cumprimento de normas sanitárias. Atualmente, Bagé conta com 25 agroindústrias, sendo 23 de embutidos, 1 de mel e 1 de doce de leite.
“Nesses 100 dias de gestão compartilhada entre as duas pastas, Seinfra e SDR, já conquistamos avanços significativos em infraestrutura, segurança alimentar e sustentabilidade ao setor produtivo”, finaliza Edegar Franco.