Encontro contou com representantes da Secretaria de Saúde de Bagé e do Uruguai
Aconteceu nesta terça-feira, dia 18, em Rivera, no Uruguai, uma reunião com representantes da Prefeitura de Bagé, em especial da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, e autoridades uruguaias para discutir ação de cooperação em saúde entre as duas regiões fronteiriças.
Durante o encontro, ficou definido o ato solene para assinatura do acordo binacional a ocorrer no próximo dia 25, às 10h, na policlínica de Cerrillada. O ato formalizará a parceria e marcará o início dos atendimentos de saúde destinados à população da região da Serrilhada/Cerrillada, beneficiando diretamente as comunidades que vivem na fronteira.
Na reunião também foi acordada a intenção de criação de um Comitê Binacional, que terá como objetivo acompanhar, fortalecer e ampliar as ações conjuntas em saúde, garantindo maior integração entre os serviços dos dois países.
Pelo governo municipal de Bagé, participaram o secretário de Saúde, Gilson Machado; a coordenadora de Enfermagem, Marina Silveira Costa e pela coordenadora de Saúde Bucal, Ana Paula Pereira Reiniger Andrade.
Já a representação uruguaia foi composta pela responsável pela Rede de Atenção Primária, Sylvia da Silveira; diretor departamental de Saúde de Rivera, Gabriel Denicolay; o representante da Intendência de Rivera, Alejandro Berton; representante do Departamento de Saúde, Silvan Castro e o representante do deputado Rubenson Silva, Enrique Lopez.
De acordo com o secretário de Saúde, Gilson Machado, a reunião foi importante, pois ela simboliza um passo decisivo na construção de uma cooperação efetiva, humanizada e eficiente entre os dois países. “Um acordo que assegurará maior acesso e também mais qualidade na assistência em saúde para a população fronteiriça”, frisou o titular da Saúde de Bagé.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi saudou a reunião como mais um passo decisivo para essa importante integração em saúde entre as duas regiões fronteiriças. “A integração entre os países é cada vez mais importante e não se faz apenas com discursos. Faremos uma integração na prática que beneficiará a nossa comunidade de Serrilhada e aos moradores da Cerrillada”, afirmou o chefe do Executivo bageense.