Uma comitiva do Ministério da Gestão e Inovação esteve em Bagé, em reunião com o Executivo, na manhã desta sexta-feira, 21, na Secretaria Geral de Governo, para tratar da execução das provas do Concurso Público Nacional Unificado e organizar, junto ao poder público, a melhor forma de garantir que tudo ocorra dentro da normalidade, fornecendo segurança às provas e também aos participantes. O certame está previsto para acontecer em 18 de agosto.
A comitiva, composta por Alexandre Retamal, Coordenador Geral de Logística do CPNU e representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Milton Souza, representante da Fundação Cesgranrio e dois agentes da Abin, foi recebida pelo Vice-Prefeito, Mário Mena Kalil e pelo Secretário Geral de Governo, Francisco Araújo; de Educação, Omar Guilhano e de Desenvolvimento e Inovação, Bayard Paschoa Pereira.
Os representantes do governo federal estão em missão em todo o Estado do Rio Grande do Sul para organizar a logística de aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado e verificar se as cidades que sediarão as provas estão em condições, diante da situação de calamidade decorrida das enchentes, que implicou na transferência do certame em todo território nacional.
As provas aconteceriam no primeiro domingo de maio e foram transferidas a fim de garantir a isonomia e democratização do concurso a todos os candidatos.
Apesar da zona rural ter sofrido danos, o Vice-Prefeito, Mário Mena Kalil, disse que a cidade de Bagé está em condições de sediar a prova do CPNU e mobilizará várias frentes para que tudo transcorra dentro do esperado. “Vamos mobilizar a Guarda Municipal, os agentes de trânsito, além da rede hoteleira e gastronômica, para garantir que todos possam se deslocar com tranquilidade e permanecer na cidade para realizarem uma excelente prova”.
“O trabalho que estamos fazendo é visitar todas as prefeituras do estado que aplicarão as provas para explicar como funcionará a aplicação para que possa acontecer de forma satisfatória”, disse Alexandre Retamal.
O Concurso Nacional Unificado, no Rio Grande do Sul, será aplicado em 10 cidades para mais de 80 mil inscritos. Em Bagé, 2.500 candidatos farão as provas, divididos em quatro locais, nos turnos da manhã e tarde.