O aparelho de raio-X do PAM I está apto para realização de exames e volta a operar na terça-feira (14). Desde outubro, o município estava sem prestar o serviço à população e a retomada foi possível em razão da manutenção viabilizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, com recursos próprios.
Os agendamentos do exame retornam na segunda-feira (13) e no dia seguinte serão realizados 60 exames por dia em dois turnos, na tentativa de zerar a fila de pacientes que aguardam há pelo menos três meses, uma vez que o aparelho do PAM I é o único que atende os encaminhamentos dos postos de saúde da cidade pelo SUS.
O conserto demonstra o empenho do governo municipal em retomar serviços de saúde essenciais aos bageenses. De acordo com o coordenador do PAM, Everaldo Cruz, esta retomada é fundamental. “Muitos pacientes estavam aguardando a realização do exame para fechar o diagnóstico e, com isso, não conseguiam avançar no tratamento por não estarmos em condições de fornecer. Agora, será possível e com ampliação no número de pacientes”, completou.
Para a secretária de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Terezinha Ricaldone, a importância de reativar o exame é muito grande. “O PAM é que dá vazão a todos os atendimentos eletivos da rede. Todos os raios-X que são pedidos nos postos devem ser direcionados ao PAM e isso estava nos dando um grande problema de demanda”, explicou.
"É inaceitável que Bagé estivesse sem raio-X, tanto no PAM quanto na UPA, dois pilares fundamentais da estrutura de saúde do município. Desde os primeiros dias de governo, priorizamos resolver essa situação e restabelecemos o funcionamento do raio-X no PAM. Nossa meta é reativar o equipamento da UPA ainda este mês", afirmou o Prefeito Luiz Fernando Mainardi.
Mesmo com o conserto, a demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) continuará sendo encaminhada para Santa Casa de Bagé para zerar a fila de pacientes que aguardam o exame. Equipes da Secretaria de Saúde já estão trabalhando na substituição do aparelho da UPA, para que ocorra no menor espaço de tempo possível.