O projeto “Espaço Turístico Cultural Panela do Candal”, recentemente, foi premiado na categoria “Poder Público” – Pessoa Jurídica do Prêmio CAU/RS 2024. A distinção é promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Rio Grande do Sul e tem como objetivo celebrar iniciativas que promovem e valorizam a Arquitetura e Urbanismo do estado, destacando ações que impactem de forma positiva a qualidade de vida urbana.
O arquiteto urbanista, responsável pelo projeto, Sandro Martinez Conceição informa que o projeto é interdisciplinar e conta com recursos da pasta do Ministério do Turismo, com contrapartida do Município. O projeto geral foi desenvolvido pela Geplan, com participação da Semapa, Cultura, Secretaria Geral do Governo, SDR, Procuradoria-Geral do Município e Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.
O arquiteto destaca que após o projeto ter recebido a premiação está classificado para a etapa final do Prêmio Destaque CAU/RS 2024 – Prêmio Vera Fabrício Carvalho. “Os oito projetos que foram selecionados pelo júri técnico, incluindo o da Panela do Candal, agora estão aptos para concorrer na fase final em que o público poderá escolher o vencedor”, detalha Sandro Martinez Conceição.
Ele convida a comunidade a participar da votação online que ocorrerá até o dia 12 de dezembro. O link para votação é o https://caurs.gov.br/premiocaurs/premio-2024/.
O anúncio do grande vencedor ocorrerá na cerimônia de premiação no dia 13 de dezembro, às 19h, no Espaço Nau, em Porto Alegre.
O Espaço Turístico Cultural Panela do Candal foi entregue à comunidade de Bagé no dia 6 de novembro e o parque tem como objetivo integrar cidade e meio ambiente; promover a conscientização ambiental e incentivar o turismo sustentável. O equipamento público é multifuncional e conta com acessibilidade plena, quiosques e sanitários, parque infantil e chafariz, além de mobiliário urbano pensado para o local e totens informativos. No parque foram investidos cerca de R$ 2.850.000, sendo repasse do Ministério do Turismo com contrapartida do município. A responsabilidade pelo espaço é da Secretaria Municipal de Turismo de Bagé.