O Bosque do Palacete Pedro Osório foi palco do projeto cultural “Frutos do Saber”, que distribuiu gratuitamente livros para crianças e adolescentes nesta quarta-feira (16). Durante o dia, estudantes que passaram pelo local escolheram livros que foram pendurados em árvores, simulando frutos, para que os jovens pudessem “colhê-los”.
A ação foi promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), e faz parte da programação oficial da Semana de Bagé, que comemora o aniversário de 214 anos da Rainha da Fronteira.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi participou do evento e destacou que iniciativas como o “Frutos do Saber” ajudam a aproximar os estudantes dos livros. Para Mainardi, a ação representa uma oportunidade única de incentivar novos leitores. “Neste evento passaram centenas de estudantes que vão tomar conhecimento da importância do livro. Isso se complementa àquilo que os professores fazem na sala de aula e que os pais, quando percebem a importância da leitura, fazem em suas casas”, afirmou.Para o secretário de Cultura, Zeca Brito, iniciativas como essa ajudam a conectar o público jovem ao patrimônio da cidade e a incentivar sonhos. “O conhecimento é um bem precioso, algo que levamos para a vida. Com esta ação queremos valorizar a leitura e o saber e convidar todas as crianças de Bagé a conhecerem o seu patrimônio e a sonharem com uma cidade mais lúdica e mais justa”, destacou.
Iniciativa social
O idealizador do projeto, Luis Reder, explicou que o projeto nasceu da percepção de que muitas crianças, especialmente as de menor poder aquisitivo, se sentiam excluídas das feiras do livro. “Eu comecei esse projeto meio que numa brincadeira e hoje ele é o etanol, ele é o combustível da minha vida”, afirmou.
A coordenadora do Tempo Integral da Escola Municipal São Pedro, Nara Oliveira, participou da atividade com seus alunos e destacou a importância de vivências como essa para despertar o interesse pela leitura e pela cultura local. “Chegar ao Palacete e encontrar esse bosque cheio de livros, poesia e crianças, me deixou emocionada. Parabéns para todos os realizadores, porque a literatura é um caminho delicioso. Leiam”, disse. O evento ainda contou com atividades paralelas como contação de histórias e apresentações musicais.