A Prefeitura de Bagé está em tratativas avançadas para a compra de um prédio que vai abrigar uma nova escola de educação infantil. O objetivo é aumentar o número de vagas para o ensino de educação infantil ofertadas no município, especialmente no centro da cidade. O novo prédio está localizado na Avenida General Osório e deve atender, principalmente, crianças cujos pais trabalham no centro da cidade.
A estimativa é de que o novo prédio tenha capacidade para ao menos 150 vagas de berçário e maternal. A definição final de quantas novas vagas serão abertas, e quais os custos totais, serão divulgadas após a aprovação do projeto de reforma do imóvel.
A administração municipal também desmente o boato de que a escola de educação infantil Profª Marianinha Lopes seria fechada com a abertura da nova escola.
"Nós queremos é ampliar a oferta de vagas aqui no centro, vamos manter as duas escolas. Acho uma irresponsabilidade causar pânico nas pessoas sem antes saber toda a verdade. Nós estamos, sim, negociando a compra deste prédio lindíssimo, mas estamos fazendo isso para aumentar as vagas, e não para substituir", declarou.
O prefeito também lembra que o novo prédio é simbólico. "Ali funcionava a antiga escola Marianinha, é um prédio histórico. Estamos estudando como será feita a reforma de toda a estrutura para abrigar com acolhimento os bebês, para que as mães possam trabalhar tranquilas, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados”, concluiu.
“A Smed não trabalha com a possibilidade de fechamento de escolas. Buscamos sempre ampliar a oferta de vagas na educação infantil da rede, que é o nosso compromisso. Para isso, estamos adquirindo e adequando prédios para que possamos atender a demanda existente”, salientou a secretária de educação, Cáren Castencio.
Segundo o Decreto Municipal que torna o prédio de utilidade pública para os fins de instalação da escola, a compra, em valor de mercado, está estimada em R$ 1.070.000,00.
Administração desmente boatos sobre fechamento da EMEI Marianinha Lopes e garante que nova escola vai somar às vagas já existentes