A Prefeitura de Bagé iniciou as tratativas para implantar um sistema de videomonitoramento no Calçadão, que será integrado ao projeto de revitalização do espaço. O tema foi debatido em reunião nesta terça-feira (16), que reuniu representantes da Prefeitura, do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e do Banco do Brasil.
Participaram do encontro a prefeita em exercício, Andrea Gallina, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), Alan Moraes, a secretária adjunta da pasta, Carem Nascimento, a presidente do Consepro, Daniela Provin, e o gerente geral da agência local do Banco do Brasil, Marco Antonio Echer.
A ideia é instalar câmeras de segurança com acompanhamento da Guarda Civil Municipal, ampliando a proteção no espaço. O encontro teve como objetivo definir parcerias com instituições e empresas locais para viabilizar a iniciativa.
Andrea Gallina ressaltou que o projeto será desenvolvido a partir de cooperação com o setor privado. “Estamos buscando empresas parceiras, como o Banco do Brasil, que já se colocou à disposição, e outras instituições que queiram somar a esse esforço”, afirmou a prefeita em exercício.
Daniela Provin, reforçou que o Consepro atuará junto à Prefeitura para viabilizar a iniciativa. Para ela, o papel será de apoiar na divulgação e na mobilização de parceiros. “Nosso objetivo é ajudar a implementar e estruturar o projeto”, destacou.
Já Marco Antonio Echer, ressaltou o interesse do Banco do Brasil em participar da revitalização da área. “Como o banco fica naquela região, nós fazemos parte desse ‘ecossistema’ do Calçadão, que concentra grande circulação de pessoas. Como essa ação pode tornar a região ainda mais segura, é claro que temos interesse em participar dessa revitalização”, avaliou.
Por sua vez, o secretário da SSM, Alan Moraes, destacou que o videomonitoramento será uma ferramenta estratégica para melhorar a segurança no local. “Com as câmeras, poderemos ampliar o alcance da vigilância e garantir mais tranquilidade e segurança para quem circula pelo Calçadão”, disse. Sobre o videomonitoramento para o município Durante a reunião, o secretário da SSM ressaltou que esta é uma ação específica para melhorar a segurança no Calçadão, no entanto, a Prefeitura desenvolveu um projeto maior, visando atender o município de forma mais ampla.
A proposta, atualmente em fase de captação de recursos, está inscrita no Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), e já foi aprovada na primeira etapa de seleção. Ao mesmo tempo, a iniciativa também tramita na Secretaria Nacional de Segurança Pública.