A ação tem como propósito o cumprimento da legislação e orientação da população
A Prefeitura de Bagé, por meio do setor de Fiscalização da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDI), fez cerca de 150 vistorias em estabelecimentos comerciais e 372 inspeções em agências bancárias. Os números fazem parte do relatório de gestão de 2025 apresentado pelo secretário da pasta e vice-prefeito, Beto Alagia.
A maioria das inspeções foram solicitadas pelo Ministério Público de Bagé. Em relação às agências bancárias, o vice-prefeito esclarece que existe uma lei municipal que estabelece o tempo de espera para que o usuário do serviço seja atendido. Foram fiscalizadas as agências do Banco do Brasil, CAIXA, Santander, Bradesco, Itaú, Banrisul, Sicredi e Agibank. “A SDI está atenta e trabalhando para que os serviços prestados à população tenham qualidade. As fiscalizações não têm caráter punitivo, mas de orientação para proteger a população”, salientou.
As vistorias em estabelecimentos comerciais estão relacionadas a horários de funcionamento e perturbação do sossego. Além destas fiscalizações, o setor liberou neste ano 72 licenças de caráter eventual para a realização de feiras, exposições e eventos religiosos. Na sede da Secretaria, no Centro Administrativo, foram realizados cerca de 230 atendimentos para tratar sobre a liberação de trailers, parklet e outros.