A Prefeitura de Bagé, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Assistência Social, Trabalho, Habitação e Direitos do Idoso (SMASI), vai manter em 2026 a oferta de oficinas e cursos no Centro do Idoso. Para o próximo ano, já estão confirmadas três atividades no espaço: dança, tango e coral.
Um dos destaques desta parceria é o coral, que atualmente conta com a participação de 70 idosos sob a orientação da professora de canto Lorena Vieira e com o acompanhamento musical de Alessandro Matos. Segundo Lorena, o trabalho vai além do canto. "É um grupo de musicalidade, dos processos, das afetividades, dos vínculos, da alegria de viver," afirma a professora.
As aulas buscam extrair dos idosos habilidades adormecidas. “Isso foi fundamental para criar um novo ciclo na vida de cada um. Tenho certeza que hoje esses idosos em casa são muito mais proativos, mais animados, acreditam mais no futuro, eles falam de futuros”, comenta.
Como prova do entusiasmo e dedicação dos participantes, o coral fará três apresentações especiais no evento Natal Mágico do Pampa, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro. Os ensaios ocorrem duas vezes por semana, às segundas e às quartas-feiras, das 16h às 17h.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi afirmou que a Prefeitura vai seguir fortalecendo o Centro do Idoso e lembrou com orgulho que o espaço foi criado ainda em sua primeira gestão. “O Centro do Idoso é um patrimônio de Bagé. Foi criado na nossa primeira gestão e seguirá sendo fortalecido, com mais atividades e atenção permanente a quem ajudou a construir Bagé”, declarou.
“A renovação do vínculo entre a Secult e SMASI, através do Centro do Idoso, é celebrada por proporcionar muito mais que simples atividades. As oficinas abrem novas portas, combatem a inatividade e trazem novidades para aqueles que, muitas vezes, sentem que a terceira idade é um período ocioso da vida”, destaca o Secretário de Cultura, Zeca Brito.
Após as apresentações no Natal Mágico do Pampa, o coral entra em férias em janeiro e retorna no mês de fevereiro.