A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), liberou antes do Natal o trânsito nas ruas João Teles e Flores da Cunha, após concluir a etapa principal da grande obra de drenagem iniciada em 26 de setembro, com previsão de até quatro meses de execução, mas entregue em apenas três meses, já com todo o sistema pluvial pronto.
A intervenção resolveu um problema histórico de rompimentos frequentes nas galerias subterrâneas da região. O trabalho envolveu a retirada das pedras do calçamento, escavação de quase nove metros de profundidade, implantação de uma nova galeria e a colocação de bueiros com 1,20 metro de diâmetro.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi ressaltou que o problema era um incômodo constante no dia a dia da população, e que o foco foi resolver definitivamente. “Essa obra era muito esperada. Durante anos foram feitas apenas ações paliativas e agora entregamos uma solução de verdade para quem mora, trabalha e circula por essa região”, afirmou.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Edegar Franco, a liberação antecipada também auxilia na acomodação do terreno. “Como trabalhamos a quase nove metros de profundidade, ainda podem surgir pequenos pontos que precisem de ajustes, mas a liberação do trânsito ajuda na compactação natural do solo”, explica.
A Seinfra já possui o projeto técnico para a recomposição definitiva do calçamento e está em tratativas com a Secretaria da Fazenda para, na primeira semana de janeiro, contratar a recolocação das pedras originais, utilizando a modalidade de contratação direta, amparada pelo decreto de emergência em razão das chuvas. Vale ressaltar que sobraram cerca de 30 bueiros, os quais serão utilizados como reserva técnica para futuras manutenções, especialmente em pontilhões, estradas rurais e pontos da cidade que apresentam grande vazão.