A Prefeitura de Bagé, através da Vigilância Sanitária e da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cbea) vem intensificando as fiscalizações de denúncias de maus-tratos contra animais no município. Desde o início das ações, em junho, foram averiguadas 142 denúncias em diferentes regiões da cidade. Como resultado, seis animais foram retirados de situações extremas de negligência e crueldade.
Além dos resgates, o trabalho resultou em sete autos de infração e 25 castrações, contribuindo também para o controle populacional de cães e gatos na cidade. Ao todo, 90 denúncias foram arquivadas, após os tutores regularizarem a situação dos animais.
“Nosso objetivo não é apenas punir quem comete atos de crueldade contra os animais, mas promover uma mudança de consciência na população. Muitas situações que encontramos poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem mais empatia e responsabilidade. Ainda há quem não entenda que animal não é objeto”, destacou Luciane Lucas, coordenadora da Vigilância Sanitária.
A coordenadora da Cbea, Luana Machado, comenta a importância do engajamento da comunidade e da atuação integrada com o Núcleo Bageense de Proteção aos Animais (Nbpa), que também colabora ativamente com as fiscalizações.
“As denúncias chegam quase todos os dias, e isso mostra que há uma rede de cuidado se formando. As pessoas estão mais conscientes de que não dá pra fechar os olhos diante do sofrimento. Denunciar maus-tratos é proteger quem não pode pedir socorro. E nesse trabalho, a parceria com o Núcleo tem sido fundamental, contamos com fiscais que nos acompanham nas visitas e fortalecem a resposta rápida aos casos mais urgentes”, explicou.
As denúncias podem ser feitas diretamente à Cbea pelo telefone (53) 9 9713-3705, ou pelo WhatsApp da Fiscalização (53) 9 9157-1133.