A Prefeitura de Bagé irá relicitar, nas próximas semanas, a obra da creche do bairro Ivone, que está paralisada desde o ano passado. A medida visa a retomar a construção da unidade educacional, cuja execução foi abandonada pela empresa anteriormente contratada.
A paralisação da obra teve origem em uma série de problemas técnicos e administrativos. A empresa responsável pela obra não deu continuidade aos serviços e solicitou a rescisão contratual, sem cumprir com as pendências técnicas exigidas pelos fiscais da Prefeitura.
Desde o início deste ano, o Município atua para viabilizar uma nova licitação. Para isso, os técnicos da Prefeitura realizaram um levantamento detalhado do que já foi executado e do que ainda precisa ser feito, com base na planilha orçamentária original. De acordo com a secretária de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, Julia Reschke, a documentação necessária foi concluída nesta semana, e a expectativa é de que o novo edital seja publicado já em agosto.
“A relicitação da creche do Ivone integra um conjunto de cerca de cinco obras que serão relicitadas pela atual gestão, após falhas administrativas, de execução ou abandono por parte de empresas contratadas em gestões anteriores. A Prefeitura reforça que todas as medidas estão sendo adotadas para garantir a legalidade e a celeridade dos processos, permitindo que as obras públicas avancem em benefício da população”, disse a titular da pasta.
Segundo a equipe técnica da Prefeitura, a relicitação é urgente não apenas para garantir o acesso da comunidade à creche, mas também para evitar a devolução de recursos federais já investidos. A contrapartida do Município no projeto é considerada significativa e, por isso, a decisão de dar continuidade à obra é estratégica.