Ocorreu na manhã desta sexta-feira (3), a inauguração da Ouvidoria da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência. O ato contou com a presença de autoridades do Executivo e do Legislativo bageense, Conselho Municipal de Saúde de Bagé, Coordenadoria Regional de Saúde, entre outras representações.
De acordo com o secretário de Saúde de Bagé, Gilson Machado, a ouvidoria será um elo entre o Poder Público Municipal e os usuários dos serviços públicos em saúde de Bagé. “Esse espaço funcionará como uma ponte entre a comunidade e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de melhorar e expandir a comunicação, assim como também fortalecer a confiança e a participação da população em nosso serviço de Saúde. A ouvidoria também terá como ação a coleta de informações, auxiliando para que sejam tomadas medidas para melhoria dos serviços”, declarou o titular da Saúde.
O responsável pelo serviço de ouvidoria na pasta será Ângelo Natal Dezordi Filho. Ele informa que o serviço funcionará no horário das 7h30min até às 12h e das 13h30min até às 17h. Além do funcionamento presencial, dúvidas, sugestões, reclamações e elogios também podem ser encaminhados para o e-mail ouvidoria.sms@bage.rs.gov.br e pelo telefone/whatsapp (53) 32427087.
“Atenderemos de forma presencial, mas também por esses canais. Será um serviço disponibilizado para que a população dos bairros com suas demandas para a gestão. Inicialmente, trabalharemos em um horário de expediente normal, mas pensamos em aumentar conforme a necessidade da população”, detalhou Dezordi Filho.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi ressaltou que o serviço criará uma nova dinâmica para a gestão em Saúde, tornando-se uma grande mudança, não só para o funcionamento da Secretaria, mas também para a transparência ao cidadão. “Esse atendimento a partir da demanda que a comunidade trazer à Ouvidoria permitirá que também possamos dar um retorno às pessoas e solucionar os problemas de cada um que nos procurar. Ou seja, esse serviço tem relação com os princípios básicos da administração pública e também permitir que possamos produzir relatórios desses atendimentos para aperfeiçoar a gestão”, afirmou o chefe do Executivo municipal.