Em encontro realizado na tarde desta quarta-feira (15), foi discutida a implementação de uma fábrica de artefatos de concreto nas dependências do Instituto Penal de Bagé. O objetivo é que seja ampliado o termo de cooperação entre o Instituto Penal de Bagé e a Prefeitura, com objetivo de que apenados do regime semiaberto, possam desempenhar funções, tais como as do sistema de reeducação social, para desempenharem atividades de trabalho e ressocialização, auxiliando na produção de blocos intertravados para ações de calçamento de ruas. Pela proposta o Município participaria com a destinação de insumos (brita, areia e cimento) e o Instituto Penal com o equipamento para fabricação de blocos e mão de obra.
A solicitação para a parceria foi intermediada pela vereadora do União Brasil, Faustina Campos, que relata que já tratava de assuntos relacionados à segurança com delegado da 6ª Região Penitenciária, Daniel Jacinto e, que com a posse da atual diretora do Instituto Penal de Bagé, Pâmela Vianna Camargo, realizada há alguns dias, foi possível avançar na demanda dessa ampliação da parceria.
“Com a compra do equipamento pelo Instituto Penal de Bagé, a diretora Pâmela me procurou para que pudéssemos auxiliar na formatação dessa ampliação do convênio com o Município, possibilitando que ambas as partes ganhem nessa ação: a melhora da mobilidade urbana, resultando diretamente na locomoção da nossa população com o calçamento lá produzido, além de fortalecer as políticas públicas de reinserção social e colaborar com a produção local de materiais de construção, que irão ser utilizados em obras públicas do município”, detalha Faustina Campos.
Segundo o prefeito Luiz Fernando Mainardi, essa é uma parceria que só traz benefícios. Segundo ele, o município recebe mão de obra, as pessoas que cumprem pena garantem sua ressocialização exercendo uma atividade de grande valor para a sociedade, e a própria sociedade é beneficiada com pavimentação das ruas. "A pavimentação é uma demanda recorrente em Bagé é uma prioridade do nosso governo. Por isso estamos buscando todas as alternativas para avançar nesse processo", destacou.
Participaram da reunião o prefeito Luiz Fernando Mainardi; vice-prefeito Beto Alagia; secretário da Seinfra e SDR Edegar Franco; secretária-geral de Governo Maira Gonçalves; diretora do Instituto Penal de Bagé Pamela Vianna Camargo; delegado da 6ª Região Penitenciária Daniel Jacinto; chefe de Segurança do Instituto Penal de Bagé Cesar Veiga e a coordenadora Técnica Regional Daiene Bueno.