O executivo municipal realizou na quinta-feira, 11, reunião para levantar uma área de propriedade do município a ser destinada para construção de um galpão de descarte de embalagens de agrotóxicos. Além da prefeita em exercício, Andrea Gallina, participaram da reunião o secretário da Seinfra Edegar Franco, a secretária da Semapa, Milena Hecht, a Secretária Geral de Governo, Maíra Gonçalves, a procuradora jurídica do município Thirzá Centeno e o servidor da Semapa, Ruy Garrastazu.
Atualmente os descartes das embalagens plásticas de agrotóxicos são feitos no município de Dom Pedrito que atende Bagé e região, mas enfrenta sobrecarga. Em 2024 cerca de 420 mil toneladas foram recebidas pelo município vizinho.
De acordo com a prefeita em exercício Andrea Gallina, é necessário o município destinar uma área para a construção de um galpão onde o descarte possa ser feito corretamente por parte dos produtores, por isso está sendo feito o levantamento das áreas pertencentes ao município.
Nos próximos dias a equipe analisará a viabilidade técnica e ambiental de possíveis locais para destinação da construção do galpão das embalagens.
O Município será responsável pela área onde será instalado o galpão e, a construção do mesmo, será possível a partir de emendas parlamentares e o convênio com a Associação dos Agricultores da Região da Campanha (Agricampanha).