O local vai abrigar uma nova escola de educação infantil com cerca de 200 novas vagas
Nesta segunda-feira (08), o prefeito Luiz Fernando Mainardi, acompanhado do vice-prefeito, Beto Alagia, e da secretária municipal de Educação, Cáren Castencio, recebeu as chaves da Casa Lopes, local que abrigou a primeira sede da escola Marianinha Lopes e a escola infantil Menino Jesus. O local foi adquirido pela Prefeitura e vai abrigar uma nova escola de educação infantil. Familiares dos proprietários e antigos alunos participaram da cerimônia.
A entrega das chaves do prédio histórico foi realizada pelas filhas dos antigos proprietários da casa – Túlio Lopes e Maria da Glória Nogueira Lopes: Zaira, Marília e Mariza Lopes. Também estiveram presentes no ato, Marilena Castro, ex-diretora do Jardim de Infância Menino Jesus; Maria da Glória Lopes Kopp, historiadora e neta dos antigos proprietários; e alunos da primeira turma da escola, inaugurada em 1955.
“A história desta casa marca também a história da educação da nossa cidade, da cultura e a gente ter essa oportunidade de dar continuidade ao que a família Lopes construiu aqui neste espaço é muito emocionante. Desde que eu cheguei em Bagé, sempre fui apaixonado pela cidade, pelas pessoas, mas especialmente, pela arquitetura. A frente desta escola é uma das mais lindas de Bagé. E estamos desafiados a recuperar esse patrimônio, vamos cuidar de todos os detalhes. Já reunimos os arquitetos da Prefeitura que vão garantir que essa imagem da frente seja mantida na sua originalidade”, destacou o prefeito.
Mainardi salientou que a expectativa é de que sejam criadas cerca de 200 novas vagas de ensino infantil – maternal e berçário. “O nosso grande desafio é ampliar as vagas da educação infantil. O nosso objetivo é universalizar até o fim da gestão, 100% da nossa juventude, das crianças dentro da escola”, ressaltou.
“É uma alegria receber vocês aqui. Pessoas que convivem aqui há praticamente 100 anos, os vizinhos aqui da General Osório. Também temos aqui ex-estudantes, que fizeram parte da primeira turma da escola. É um sonho reabrir a escola aqui, mantendo toda a estrutura da casa. Ficamos agradecidos ao prefeito Mainardi pela sensibilidade de comprar esse prédio para instalar uma escola e mantendo toda a originalidade da estrutura”, comemorou a historiadora Maria da Glória Lopes Kopp.
“Agradeço ao nosso prefeito que tem essa sensibilidade em preservar os prédios públicos. Muitas vezes vim na escola Menino Jesus, ainda como estagiária. Estamos ampliando a oferta de vagas e muito felizes em manter essa história, da origem da criação da escola e da família de vocês. Vamos manter viva essa história, é um legado da Família Lopes que vamos manter viva”, destacou a secretária Cáren Castencio.