O prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT), participou na manhã desta quarta-feira (12) do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, discutindo a integração e o desenvolvimento das cidades de fronteira do Brasil. Durante o evento, Mainardi ressaltou a importância de políticas públicas específicas para essas regiões, destacando os desafios enfrentados pelas cidades localizadas na fronteira.
“Nós temos um conjunto de exigências de investimentos e de compensações porque, ao longo da nossa história, fomos pensados para a segurança nacional, não do ponto de vista do desenvolvimento. É tanto assim que os municípios de fronteira são, em regra, os que têm os menores índices de desenvolvimento humano e mais baixos índices de emprego comparativamente a outras regiões”, afirmou o chefe do executivo.
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que reúne mais de 20 mil gestores municipais, tem como objetivo debater soluções colaborativas para promover o desenvolvimento sustentável dessas regiões de fronteira. Além disso, o evento também visa aproximar as prefeituras dos programas federais, com foco no aumento dos investimentos locais, na capacitação dos gestores para a captação de recursos e no fortalecimento do pacto federativo. Ao longo da programação, que segue até quinta-feira (13), os participantes podem assistir a conferências, participar de oficinas e visitar estandes de diversos órgãos públicos, com atendimento direto dos ministérios aos gestores municipais.
Mainardi também participou da mesa “Cidades de Fronteira e Integração Sul-Americana”, a convite do Instituto Sul-Americano para a Cooperação e Gestão Estratégica de Políticas Públicas (AMSUR) para compartilhar sobre os desafios em Bagé, e de quando integrou a Comissão do Mercosul na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Segundo o evento, cerca de 11 milhões de brasileiros vivem em municípios localizados na chamada faixa de fronteira, que representa 16% do território nacional, com largura de 150 quilômetros a partir da linha que divide o Brasil dos seus dez vizinhos sul-americanos. A convite do Instituto Sul-Americano para a Cooperação e Gestão Estratégica de Políticas Públicas (AMSUR), Mainardi também participou da mesa “Cidades de Fronteira e Integração Sul-Americana” para compartilhar sobre os desafios em Bagé, e das ações iniciadas quando integrou a Comissão do Mercosul na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.