Na manhã desta quinta-feira (14) o prefeito municipal Luiz Fernando Mainardi e o secretário de assistência social, trabalho e direitos do idoso, Marlon Monteiro, visitaram a Casa de Acolhimento Transitório para Idosos Yayá Vernieri (Catyve). Uma primeira visita já havia sido realizada em julho deste ano e, agora, a convite do poder público, participaram também o delegado titular da segunda Delegacia de Polícia Civil Guilherme Nunes e a promotora de justiça Ângela Conde. A comitiva conversou com a equipe do local, conhecendo detalhes do trabalho.
O objetivo, segundo Marlon, é estreitar a relação entre as diferentes esferas, buscando em conjunto soluções para a proteção social aos idosos no município, visto que a demanda tem crescido bastante. “Queremos mostrar detalhadamente o funcionamento da Casa, suas demandas, fortalecendo uma rede unificada de proteção social para que, enquanto poder público e órgãos de proteção, todos possamos juntos trabalhar no sentido de garantir a atenção necessária a estas pessoas”, comentou.
O prefeito destacou positivamente a organização do atendimento no local e o desejo de ampliar o serviço. “É importante conversar com os órgãos que tratam deste tema para, juntos, pensarmos em ações conjuntas que resultem em melhorias nas políticas públicas de atendimento a estes idosos”, pontuou.
De acordo com a diretora da Catyve, Cláudia Delgado, hoje são atendidos, em média, vinte idosos no local. A estrutura fica localizada no bairro Getúlio Vargas e recebe transitoriamente idosos em situação de vulnerabilidade social. Todos os serviços no local são mantidos pelo município, por meio da Smasi, dentro da rede de proteção social.