O trágico episódio de violência ocorrido no município de Estação, no norte do Rio Grande do Sul, reforça o alerta sobre a importância de medidas preventivas para a segurança no ambiente escolar. Em Bagé, a Patrulha Escolar completa três meses de atuação nesta quarta-feira (9). Implantada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), a iniciativa integra Agentes de Fiscalização de Trânsito e a Guarda Civil Municipal.
Com foco na proteção de estudantes, professores e toda a comunidade escolar, a patrulha ocorre de forma alternada entre os educandários, em razão do número elevado de instituições de ensino. O trabalho consiste na identificação de possíveis situações de risco e na proteção da comunidade escolar, com atenção especial à segurança de crianças e adolescentes.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destaca que a segurança no ambiente escolar é uma prioridade da gestão, e que a presença preventiva nas escolas representa uma forma concreta de colocar isso em prática. “Escola é lugar de paz, tranquilidade e aprendizado, e é assim que deve continuar sendo. Seguimos firmes com o nosso compromisso de cuidar da comunidade escolar de Bagé com responsabilidade e ações concretas”, afirmou.
Para o superintendente da Guarda Civil Municipal, Valeriano Alan Jardim de Moraes, o patrulhamento preventivo nas escolas tem sido eficiente, graças ao planejamento regular adotado pela corporação. “O trabalho, através do policiamento preventivo, tem se mostrado eficaz e eficiente. Esse resultado é reflexo direto do compromisso do governo municipal com a segurança escolar, priorizando ações integradas e preventivas que garantam um ambiente seguro para nossos alunos, educadores e toda a comunidade escolar”, ressaltou.
Segundo o coordenador dos Agentes de Trânsito e Transportes, Romualdo Gomes, além da segurança, o trabalho busca conscientizar sobre o uso dos espaços públicos. “O foco é promover mudanças de comportamento com o objetivo de construirmos um trânsito mais seguro. O principal objetivo é garantir a segurança da comunidade escolar”, declarou.
Gomes ainda esclarece que, diante do grande número de escolas no município, o patrulhamento é feito em sistema de rodízio. Ainda assim, as equipes seguem de prontidão para atender prontamente qualquer situação emergencial que venha a ocorrer.