Projeto também oferece oficinas de música em algumas escolas municipais
Em uma parceria entre a Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed) e o festival Canto Sem Fronteira, os veículos escolares do município receberam poesias. Partes das letras das músicas que serão apresentadas no festival foram coladas nos carros com o propósito de aproximar os estudantes da cultura nativista. Algumas escolas da rede municipal também estão recebendo oficinas de música ao longo da semana.
“Essa proposta da leitura de letras no caminho da escola tem esse objetivo de fomentar, de criar a curiosidade para quem não é desse meio e para aqueles que já são apreciadores da cultura gaúcha terem um momento de contato e de convívio com os artistas que vão participar do festival. A gente já está trabalhando com o Canto Sem Fronteira escolar em um formato de laboratório esse ano para que no próximo ano a gente possa integrar as ações com reserva de vagas para os alunos da rede municipal no palco do festival e também através de oficinas. Já estamos visitando algumas escolas esse ano, levando oficinas de música, dentro dessa proposta de apresentar a cultura gaúcha”, explica o produtor do festival e coordenador municipal do Parque do Gaúcho, Tiago Cesarino.
Conforme a Smed, a parceria oferece uma oportunidade de aproximar os estudantes da música, da literatura e da poesia. O projeto também incentiva a expressão criativa e o sentimento de pertencimento ao território cultural da Campanha gaúcha.