A Oficina Ortopédica de Bagé está realizando consultas para medição de órteses e próteses de pacientes desde a segunda-feira, dia 29 de setembro. A ação encerra nesta terça-feira e atenderá um total de 52 pacientes.
Segundo a coordenadora da Oficina Ortopédica, Rosemeri de Oliveira Barañano, a iniciativa das medidas de órtese e prótese ocorre com pacientes amputados que estão em atendimento no serviço de reabilitação física aptos à protetização. Após essa etapa de medição, em torno de 45 a 60 dias, dependendo do tempo de confecção de cada dispositivo, os pacientes receberão as próteses para dar início ao processo de pós-protetização. “É a etapa em que dão início ao processo de treino de marcha, equilíbrio, entre outros aspectos já com o uso da prótese”, específica Rosemeri.
Ela ressalta que ações como as realizadas nestes dois dias são importantes, pois os pacientes, muitas vezes estão fragilizados emocionalmente, por terem que ser amputados, seja em decorrência de doenças como a diabetes, ou até mesmo em caso de acidentes, seja de trabalho ou automobilístico, por exemplo. “A expectativa de colocar uma prótese e levar uma vida mais próxima daquela que tinha antes da amputação melhora a autoestima. Muitos pacientes nos dizem que a possibilidade de passar a utilizar um dispositivo como esse renova sua vontade de viver”, destaca a coordenadora da Oficina Ortopédica do município.
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, reforça que serviços como os realizados pela Oficina Ortopédica e o próprio serviço de Reabilitação Física, são diferenciais para a qualidade de vida de muitos bageenses. “O trabalho em conjunto permite que o Município ofereça ganhos para os pacientes, como mais autonomia e elevação de sua autoestima”, declara o secretário.