Com duas frentes de trabalho, totalizando 12 horas diárias de atividades, a obra do novo sistema de drenagem, entre as ruas Flores da Cunha e João Teles, avança para sua etapa final. Executada pela Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, a nova galeria está perto de 90% de sua conclusão.
Segundo o titular da Seinfra, Edegar Franco, a etapa da colocação de bueiros de 1,20 metro, está praticamente finalizada. “As duas equipes de servidores que atuam na obra trabalharam no feriado do dia 20, mas com o tempo mais úmido desta sexta-feira (21) tivemos um pouco de dificuldade. Em paralelo à instalação dos bueiros também estamos fazendo a recomposição do aterro”, informa Franco.
Conforme o secretário, a terra retirada com a escavação para construção da nova galeria foi levada para área próxima da sede da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso (Smasi). “Nós já estamos trazendo essa terra para começarmos a recompor o espaço a partir do local inicial da escavação que foi pela Flores da Cunha. Praticamente já colocamos mais da metade de terra que havia sido retirada daquela vala aberta na Flores da Cunha. Nesse local demos um acabamento com patrola e rolo e trabalhamos em fazer a compactação. Vamos intensificar o transporte desse material para cá na próxima semana”, declara Edegar Franco.
O secretário da Seinfra projeta para até o final da próxima semana o término da etapa de construção da galeria. Após essa etapa, será refeito o calçamento com pedras regulares nas duas ruas.
Edegar Franco destaca o comprometimento da equipe de trabalhadores da Seinfra que atuam desde o final do mês de setembro nessa grande intervenção na área central da cidade. “São profissionais que estão dedicados 12 horas por dia; duas frentes de trabalho que possibilitam que nenhuma etapa pare. Todos esses colaboradores, com sua experiência e dedicação, têm desempenhado um papel fundamental nessa obra que resolverá um problema de muitos anos”, finaliza.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi ressalta que essa grande intervenção trará uma solução permanente para um problema histórico. “Foram realizadas ações paliativas nesse local nos últimos anos. Agora, com a nova galeria teremos uma solução definitiva”, destaca o chefe do Executivo municipal.
Texto: Marcelo Pimenta e Silva